Serendipidade é a habilidade de fazer descobertas agradáveis e inesperáveis inteiramente ao acaso.


























 
Archives
<< current













 
Primeiro nome: Marcelo

Ultimo nome:Galvao

Blogs que leio:

Hypervoid do Mandarino

Harper's Bizarre

The DramaQueer

Rique

Taj Mahal do Ganesha

Cabide D'Askhalsa

Polis

Caro Leitor de Elder Tanaka

Leituras do Dia de Rodolfo S. Filho

Blogs temporariamente(espero)suspensos:

Josa e o Super-Ego

Faerie

Entidade Maligna Misteriosa aka Dudu

O estranho mundo do Lupo

Balaio de Gato da Maira

Blogs R.I.P. :

Prazo de Validade

Daigoro's Den



























Serendipity
 
quinta-feira, abril 03, 2003  
Fim da ABC

É, parece que desta vez Alan Moore vai se aposentar mesmo. E com isso, conforme esta notícia, acaba a linha de HQs da ABC (Tom Strong, League of Extraordinary Gentlemen, Promethea, Tomorrow Stories e Top Ten). Realmente é uma pena...

De todos estas HQs citadas acima, a única que não acompanhei - e nem me lembro o porquê de não comprar a revista - foi Promethea, que aliás mereceu um excelente artigo escrito por Octávio Aragão.

Nem preciso dizer que já começo a buscar por um TPB de Promethea...

12:33

 
Fictionwise é um site de ebooks dos mais variados gêneros e formatos. O ponto forte, porém, são histórias de ficção-científica e policial, muitos na forma de contos. Mas também tem romances históricos, horror, fantasia, não-ficção etc. além de edições digitais de revistas como Alfred Hitchcock Mystery Magazine, Ellery Queen Mystery Magazine, Asimov, Analog, entre outras, o que não deixa de ser uma alternativa eficaz, uma vez que estas revistas sumiram das bancas brasileiras (provavelmente devido ao alto custo). Do mesmo modo, os textos estão disponíveis em vários formatos digitais.

As vantagens de comprar ebooks são que eles nunca se esgotam das prateleiras e o leitor recebe o livro na hora, após o download, sem precisar esperar dias ou semanas após pagar um frete que, ao final, encarece bastante o livro e/ou publicação. As desvantagens são se acostumar a ler na tela do computador, tarefa nem sempre agradável (apesar de programas como o Acrobat eReader), não poder levar o livro para todo lugar ( a não ser que você seja o feliz proprietário de um destes modernos palmtops) e, last but not least, livro digital não tem aquele agradável e viciante cheiro de papel novo :)

12:26

 


Para quem gosta de escrever ficção-científica/fantasia/horror em inglês, a dica é o Quantum Muse, um interessante e-zine que paga ao escritor a quantia de 10 dólares por história (valor, conforme os editores dizem, suficientes para pagar a cerveja no final de semana). A publicação tem algumas histórias boas outras nem tanto, mas de qualquer modo vale a pena ler a impagável submission guidelines.

12:25

terça-feira, abril 01, 2003  

Dica de site:

A Pagoda é um ótimo site sobre cinema, com resenhas escritas por Otávio Moulin, inclusive de filmes que ainda não estrearam no Brasil (como O Apanhador de Sonhos, adaptação daquele intragável livro do Stephen King e que, para a minha surpresa, tem no elenco o Morgan Freeman!).

Como o nome do site sugere, Moulin também aborda filmes asiáticos; para quem gosta, é um prato cheio (pois confesso que filmes de kung fu não são a minha praia).

00:46

 

Ok, a história do viajante do tempo preso é completamente falsa, mas nem por isso deixa de ser engraçada, convenhamos.

00:35

domingo, março 30, 2003  

Dica de RPG:

O livro Deadlands Player's Guide está disponível de graça neste site. Para quem não conhece este interessante jogo com ambientação no Weird Wild West, aqui vai uma pequena introdução:

"O ano é 1876, mas a história não é a nossa. A Guerra Civil americana prossegue com fúria, e nenhum dos dois lados consegue estabelecer uma vantagem significativa. A maior parte da Califórnia afundou no mar. A Nação Sioux exigiu seus direitos sobre Dakota. E os mortos andam entre nós..."

Para maiores detalhes, leia esta resenha.

22:55

 
Ambrose Bierce foi um famoso jornalista, dono de um humor mordaz que despertava a ira de muita gente nos EUA do século XIX, além de ser um excelente contista e criador de frases bem sacadas, reunidas posteriormente no livro Dicionário do Diabo. "Bitter" Bierce teve uma vida bastante atribulada (lutou na Guerra Civil Americana, foi ferido, seus filhos morreram de forma trágica etc.) e, para completar, ele sumiu misteriosamente quando cobria a Revolução Mexicana de 1914. Foi por isso que ao comprar Ambrose Bierce e a Dama de Espadas - um mistura de "policial, romance histórico e biografia sutil" como diz a orelha do livro - esperei diversão de primeira qualidade.

Ledo engano. Bierce, que pensei tratar-se do personagem principal, na verdade não passa de um coadjuvante na trama, estrelada, isto sim, por Tom Redmond, um jornalista novato que trabalha no mesmo jornal que de Bierce. Mas este não é o único problema: a trama em si é confusa e sem graça (afinal, existe uma penca de livros com tramas confusas mas atraentes). Oakley Hall, o autor, pelo menos fez direito sua lição de casa, ao descrever a San Franscisco corrupta, controlada por robber barons, estas figuras tão características do Oeste Selvagem. Entretanto, por várias vezes ele fica preso aos detalhes, atrapalhando a leitura. Assim, a tal mistura de "policial, romance histórico e biografia sutil" não cumpre sua função.

No final, fica a sensação que desperdiçaram um ótimo personagem como Bierce. Definitivamente, não recomendo este livro.

21:18

 
This page is powered by Blogger.